Especialistas Experientes em Ombro, Cotovelo e Joelho
Aqui estão alguns outros atendimentos do Dr. Daniel Andrade.
O Manguito Rotador é um conjunto de quatro músculos do ombro (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor)
Sua principal atuação é para estabilizar e movimentar o ombro.
Todo o grupo muscular relacionado ao Manguito Rotador se origina na escápula, que é o osso que fica atrás das costelas.
Esses músculos acabam em tendões de corpo achatado e largo que cobrem a cabeça do úmero
E se você quer ajuda rápida de um especialista e ter a resposta certa para seu caso, agende sua consulta no botão abaixo.
Antes de pensar em fazer uma cirurgia VOCÊ deve ter um diagnóstico preciso e para isso a melhor solução é passar por um consulta com um especialista em Ombro e Cotovelo.
Não será uma mera consulta entre paciente e médico, mas uma verdadeira sessão de análise do seu caso. Vamos, juntos, analisar o que VOCÊ precisa e definir o melhor tratamento.
Tempo não é problema, todas as minhas consultas têm tempo estendido, ou seja, não será aquela consulta rápida com tempo marcado, mas uma consulta onde irei te escutar, entender com profundidade seu caso e qual a melhor forma de te ajudar.
Se o que você procura é um Ortopedista Especialista e com experiência, então, agende agora sua consulta nesse link e garanta sua vaga antes que a agenda feche.
Diversos fatores podem contribuir para que ocorram lesões na região do Manguito Rotador.
— Genética
As doenças atreladas à degeneração desse conjunto de músculos e tendões podem ser passadas hereditariamente, por isso o fator genético pode ser um dos causadores de lesões associadas ao Manguito Rotador.
— Biológicos
Fatores biológicos também podem estar atrelados às causas de lesões ou traumas no Manguito Rotador. Por exemplo a falta de irrigação sanguínea nos tendões, alterações celulares internas dos tendões, problemas relacionados ao colágeno ou ainda algum processo inflamatório localizado na região.
— Circunstancial
Elementos circunstanciais de vida podem vir a afetar ou comprometer a região do Manguito Rotador. Pessoas que sofrem com Diabetes, Obesidade, trabalho com cargas excessivas no ombro, envelhecimento ou o tabagismo podem influenciar e promover lesões.
— Fatores Mecânicos
Pode haver também participação de algum problema relacionado à alguma má formação óssea ou muscular. Por exemplo uma alteração presente nas estruturas musculares e esqueléticas causadas por impacto ou atrito excessivos, presença de esporões ou formato do acrômio (osso da parte de cima do ombro)
— Traumas
Os traumas, como luxações ou fraturas na região do ombro, podem criar lesões ou piorar algum quadro de lesão preexistente na região.
As lesões no Manguito Rotador podem ser caracterizadas ainda de acordo com outros detalhes, como a sua origem (se traumática ou degenerativa), extensão (se parcial ou total) ou ainda de acordo com a duração (se se apresenta de forma aguda ou crônica).
Um dos principais sintomas relacionados à problemas no Manguito Rotador é a dor no ombro. Geralmente ela aparece como uma dorzinha chata, que causa um pouco de incômodo e tende a piorar com o passar do tempo, caso o paciente não busque ajuda médica tão logo comece a sentir dores.
A dor costuma se apresentar na região lateral do ombro e costuma piorar com o anoitecer.
Pode acontecer de a pessoa com uma lesão no Manguito Rotador ir perdendo, aos poucos, a força no braço vai diminuindo, impedindo aos poucos atividades normais do dia a dia. Em alguns casos a pessoa pode ficar incapaz até de levantar o braço.
O diagnóstico costuma ser dado com o exame clínico, baseado também em exames de imagem da região. Neste caso, a Ressonância Magnética e a Ultrassonografia são os mais utilizados.
A cirurgia não é sempre indicada. Isso depende muito do diagnóstico e do grau da lesão, se está em estágio inicial ou avançado. Além do mais, algumas alterações são tidas como normais em razão do envelhecimento natural das articulações.
A decisão por este ou aquele tipo de tratamento é sempre tomada de acordo com cada paciente. Quesitos como a idade do paciente, o grau de dor que o doente apresenta, o avanço e o tipo de lesão, e por fim na perda do movimento local.
Quando ocorre a lesão parcial do Manguito, normalmente opta-se pelo tratamento de reabilitação, que é feito por meio de alongamentos, correção postural, fortalecimento dos músculos, acompanhado de prescrição medicamentosa.
Quando o tratamento mais conservador não é suficiente para solucionar e não apresenta melhora na lesão, ou quando há a ruptura completa do Manguito Rotador, a cirurgia pode ser indicada.
A técnica cirúrgica mais aplicada é a Artroscopia, por ser uma cirurgia pouco invasiva e que apresenta melhor recuperação pós operatória.
A cirurgia é realizada com o paciente anestesiado, por isso é uma cirurgia indolor. A anestesia aplicada é a geral. Também associa-se a anestesia de bloqueio de plexo braquial, o que proporciona uma recuperação mais indolor para o paciente.
Como a operação é realizada com foco no tendão lesionado, após a cirurgia o paciente deve usar tipoia seguindo o tempo recomendado pelo médico.
O objetivo da cirurgia é a recuperação dos tendões do Manguito Rotador que foram rompidos. Por isso a técnica de Artroscopia é bastante eficaz. A recuperação é feita costurando os tendões rompidos na parte óssea, com a aplicação de âncoras, que são implantes ortopédicos inseridos no osso.
O percentual de sucesso é alto, com uma melhora significativa no funcionamento do ombro e na dor.
A cicatrização de um tendão costuma ser lenta, porque nesse tipo de estrutura, geralmente a irrigação sanguínea é menor. Então, a recuperação de uma cirurgia de reparo no Manguito Rotador pode levar um tempo entre 3 e 6 meses.
Logo após a cirurgia o paciente é submetido ao uso de tipóias, que deve manter durante um período médio de 4 a 6 semanas.
Atividades físicas leves e alongamentos do ombro são permitidos 6 semanas depois da cirurgia.
Após 2 ou 3 meses da cirurgia, os pacientes podem voltar à maior parte das atividades normais do dia a dia. Importante dizer que esses tempos podem variar, dependendo das características específicas de cada indivíduo, pois fatores como idade ou presença de comorbidades podem aumentar este tempo.
Exercícios como levantamento de peso ou de grande esforço físico só são permitidos após a o ganho de força iniciado geralmente com 3 meses de cirurgia.
Se você começar a sentir dores localizados na região lateral do ombro, procure o seu médico ortopedista e faça já uma avaliação, pois a demora na procura de tratamento é o que, na maior parte dos casos, contribui para a complicação no grau e no quadro da doença.
Caso algum tipo de dor se apresente no seu ombro, procure imediatamente um médico e faça o acompanhamento clínico e lembre-se que negligenciar com a sua saúde é sempre a pior escolha.
Aproveite que ainda temos poucas vagas em nosso agenda e marque sua consulta aqui.
Ligue para o número acima ou acesse o botão abaixo e marque sua consulta pelo Whatsapp.
AC Ortopedia Serviços Médicos LTDA – CNPJ 27.523.522/0001-24
Responsável Técnico: Dr. Daniel Andrade Coelho CRM-MG 58172 | Ortopedia RQE 36276
Dr. Daniel Andrade
Dr. Rafael Andrade
Desenvolvido por Nuntius Digital. @2020 Todos os diretos reservados